Métodos – Hario V60

Muito conhecido no mundo do barismo, o método da Hario V60 é simples, limpo e acessível. Caso você esteja adentrando no universo dos cafés e barismo, este método de coado será um ótimo início!

 

Criado pela empresa japonesa Hario no ano de 2005, o método é comumente utilizado nas cafeterias do mundo inteiro, e resulta numa xícara limpa e delicada. 

 

Características do método

O seu porta-filtro possui um formato cônico em 60o, com ranhuras em espiral por dentro, com saída única para extração do café. As ranhuras em espiral fazem com que o líquido escorra de maneira uniforme, dá um espaço entre o filtro e o suporte para a circulação do ar e diminui o tempo de contato do café moído com a água. Todas essas características auxiliam para que o café resulte numa bebida mais aromática e limpa.

 

No mercado existem 3 tamanhos do porta-filtro, a menor servindo para fazer uma xícara até a maior que é possível fazer um volume de mais de 3 xícaras. Fora o tamanho, você também poderá escolher o material do porta-filtro, sendo o acrílico o mais acessível, mas também estão disponíveis os de porcelana, cobre ou vidro. O material de fabricação está mais relacionado à estética, podendo variar no preço final consideravelmente entre cada um.

 

Sugestão de preparo – Método Tetsu Kasuya com café Uva Fermentado

Este método foi utilizado pelo japonês campeão mundial na World Brewers Cup (2016), sendo uma ótima alternativa para você preparar junto com o café Uva Fermentado do portfólio da HJ Cafés Especiais.

 

Materiais necessários:

- Porta-filtro V60

- Filtro de papel

- 20g de café moído (médio a grosso)

- 300 ml de água quente para o café (preparar um pouco mais para escaldar o filtro)

- Balança


Passos:

  1. Coloque o filtro de papel no porta-filtro e escalde com água quente para tirar o “gosto de papel”. Em seguida, jogue a água fora. 

  2. Colocar o recipiente com o filtro e os grãos moídos em cima da balança.

  3. Neste método, você irá dividir o volume total da água quente na razão 4:6. Por exemplo, se você for utilizar 300 ml de água, será dividida em 120 ml (40%) e 180 ml (60%) respectivamente.

  4. Despeje os primeiros 40% de água sobre os grãos, separando em 2 tempos para despejo (ou seja, despeje 60ml, espere, e despeje outros 60ml). Dependendo de como você dividir para despejar a água, você consegue ajustar o sensorial da bebida. Caso a primeira despejada for em menor volume que a segunda, seu café puxará mais a doçura. Se do contrário tiver maior volume na primeira porção de água, resultará em maior acidez. 

  5. Despejar o restante dos 60% (180ml) para ajustar a concentração. Dependendo em quantas vezes você dividir essa porção, será possível ajustar o quão forte o seu café vai ser. Despejando tudo de uma vez fará com que a sua bebida seja mais leve, menos concentrada, enquanto que se você dividir em 2 despejos fará com que seja mais concentrada, e ainda mais forte no caso de 3 despejos. A sugestão do Tetsu é que os 60% sejam divididos em 3 despejos, mas você pode ir testando para ver qual resultará no que mais se adequa ao seu paladar.

  6. Contagem do tempo para cada despejo (para o padrão com 5 despejos):
    ●    0:00 – despejar 60 ml
    ●    0:45 – despejar 60 ml
    ●    1:30 – despejar 60 ml
    ●    2:15 – despejar 60 ml
    ●    2:45 – despejar 60 ml
    ●    3:30 – Remover o porta-filtro

  7. O seu café está pronto! Caso estiver demorando para escoar a água pelo filtro, deixar a moagem mais grossa na próxima. Se estiver escoando mais rápido e a bebida ficar muito diluída, deixar a moagem mais fina no próximo preparo.

 

Gostou do conteúdo? Para conhecer mais sobre os métodos de preparo e sobre os cafés especiais, nos acompanhe através do blog e nas redes sociais da nossa cafeteria!
 

Até a próxima!

BuscaIntegrada
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

YSP SOUTH AMERICA COMERCIO DE CAFE - CNPJ: 42.935.774/0001-54 © Todos os direitos reservados. 2025