Muito conhecido no mundo do barismo, o método da Hario V60 é simples, limpo e acessível. Caso você esteja adentrando no universo dos cafés e barismo, este método de coado será um ótimo início!
Criado pela empresa japonesa Hario no ano de 2005, o método é comumente utilizado nas cafeterias do mundo inteiro, e resulta numa xícara limpa e delicada.
O seu porta-filtro possui um formato cônico em 60o, com ranhuras em espiral por dentro, com saída única para extração do café. As ranhuras em espiral fazem com que o líquido escorra de maneira uniforme, dá um espaço entre o filtro e o suporte para a circulação do ar e diminui o tempo de contato do café moído com a água. Todas essas características auxiliam para que o café resulte numa bebida mais aromática e limpa.
No mercado existem 3 tamanhos do porta-filtro, a menor servindo para fazer uma xícara até a maior que é possível fazer um volume de mais de 3 xícaras. Fora o tamanho, você também poderá escolher o material do porta-filtro, sendo o acrílico o mais acessível, mas também estão disponíveis os de porcelana, cobre ou vidro. O material de fabricação está mais relacionado à estética, podendo variar no preço final consideravelmente entre cada um.
Este método foi utilizado pelo japonês campeão mundial na World Brewers Cup (2016), sendo uma ótima alternativa para você preparar junto com o café Uva Fermentado do portfólio da HJ Cafés Especiais.
Materiais necessários:
- Porta-filtro V60
- Filtro de papel
- 20g de café moído (médio a grosso)
- 300 ml de água quente para o café (preparar um pouco mais para escaldar o filtro)
- Balança
Passos:
Coloque o filtro de papel no porta-filtro e escalde com água quente para tirar o “gosto de papel”. Em seguida, jogue a água fora.
Colocar o recipiente com o filtro e os grãos moídos em cima da balança.
Neste método, você irá dividir o volume total da água quente na razão 4:6. Por exemplo, se você for utilizar 300 ml de água, será dividida em 120 ml (40%) e 180 ml (60%) respectivamente.
Despeje os primeiros 40% de água sobre os grãos, separando em 2 tempos para despejo (ou seja, despeje 60ml, espere, e despeje outros 60ml). Dependendo de como você dividir para despejar a água, você consegue ajustar o sensorial da bebida. Caso a primeira despejada for em menor volume que a segunda, seu café puxará mais a doçura. Se do contrário tiver maior volume na primeira porção de água, resultará em maior acidez.
Despejar o restante dos 60% (180ml) para ajustar a concentração. Dependendo em quantas vezes você dividir essa porção, será possível ajustar o quão forte o seu café vai ser. Despejando tudo de uma vez fará com que a sua bebida seja mais leve, menos concentrada, enquanto que se você dividir em 2 despejos fará com que seja mais concentrada, e ainda mais forte no caso de 3 despejos. A sugestão do Tetsu é que os 60% sejam divididos em 3 despejos, mas você pode ir testando para ver qual resultará no que mais se adequa ao seu paladar.
Contagem do tempo para cada despejo (para o padrão com 5 despejos):
● 0:00 – despejar 60 ml
● 0:45 – despejar 60 ml
● 1:30 – despejar 60 ml
● 2:15 – despejar 60 ml
● 2:45 – despejar 60 ml
● 3:30 – Remover o porta-filtro
O seu café está pronto! Caso estiver demorando para escoar a água pelo filtro, deixar a moagem mais grossa na próxima. Se estiver escoando mais rápido e a bebida ficar muito diluída, deixar a moagem mais fina no próximo preparo.
A HJ Cafés Especiais é a nossa loja online para você receber os seus cafés na sua casa! Grãos torrados nacionais e internacionais.